Anais do VI Ephis

O envio dos textos completos para a publicação em nossos Anais Eletrônicos tem como prazo final o dia 09 de julho de 2017

As comissões organizadoras do Ephis vêm, reiteradamente, mantendo a política de envio posterior à realização do evento por acreditar que as reflexões advindas dos debates e diálogos desenvolvidos durante as atividades do evento devem ser de importante contribuição para a versão final das pesquisas publicadas em nossos Anais.

Apenas serão publicados nos Anais do VI Ephis trabalhos em que pelo menos um dos autores esteve presente e apresentou comunicação no evento. 


Normas e procedimentos para submissão dos textos completos:

1. Os textos referentes às comunicações apresentadas no VI Ephis devem ser encaminhados pelo e-mail:anaisephis@gmail.com em formato Documento do Word (.doc ou .docx), até o dia 30 de junho de 2017, informando no corpo do e-mail o Simpósio Temático no qual foi apresentado o texto (ou se foi em Comunicação Livre).

2. Os trabalhos devem ser escritos em português, ter no mínimo 4 e no máximo 10 páginas, sem contar as referências bibliográficas.

3. O texto deve seguir as normas da ABNT para citações e formatação. Serão aceitas referências em nota de rodapé ou ao final do texto, entretanto deve-se utilizar apenas um formato ao longo de todo o trabalho.

4. Os textos não devem estar numerados.

5. A formatação do texto deve ser padronizada mediante os seguintes parâmetros: Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento: 1,5. Margens: 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior). Título: em português, com máximo de 5 linhas. Centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples. Autoria: logo após o título, formatado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12, devem constar as informações: nome completo, titulação acadêmica do(s) autor(es), filiação institucional do(s) autor(es) e e-mail. 

6. Resumos e palavras-chave: Os artigos devem ser acompanhados de dois resumos – um obrigatoriamente em português e outro em inglês (abstract), espanhol (resumen) ou francês (résumé).  Cada um deles deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 150 palavras. Cada resumo dever ser seguido das palavras-chave (até cinco, separadas por ponto e vírgula), em português e no idioma escolhido para o segundo resumo. O Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 11, e com espaçamento simples;

7. Citações: As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas, sem itálico. Citações com mais de 3 linhas devem estar sem aspas, com recuo de 4 cm, fonte Times New Roman 11, espaçamento simples entrelinhas e entre parágrafos.

8. Notas de rodapé: Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas. As abreviações op.cit., id. e ib. só devem ser usadas quando se referirem às notas da mesma página ou, no máximo, da anterior.

9. Notas explicativas e Referências Bibliográficas: No rodapé, as notas  devem  vir com espaçamento simples  entrelinhas  e  entre  parágrafos,  Fonte Times New Roman, tamanho 10.

As referências bibliográficas contidas nas notas de rodapé ou ao final do trabalho devem estar de acordo com as normas da ABNT. Ver exemplos abaixo:

Livros:

SOBRENOME do autor, Nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação. (incluir, entre o Título do livro e o local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira, usando para tanto o formato: número da edição em algarismo arábico. ed.).

Exemplo:

SENNETT, Richard. O declínio do homem público. As tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Artigos publicados em periódicos:

SOBRENOME do autor, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

Exemplo:

ROCHA, Antonio Penalves. Idéias antiescravistas da Ilustração na sociedade escravista brasileira. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 37-68, 2000.

Coletânea:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. In: SOBRENOME do organizador, Nome do organizador (Org.), Título da coletânea. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação.

Exemplo:

SILVA, Francisco Ribeiro da. Os mercadores do Brasil e Pombal. In: FURTADO, Junia Ferreira (Org.). Diálogos oceânicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001..

Tabelas: Todas as tabelas devem ter seus títulos incorporados, menção de sua(s) fonte(s), referências bibliográficas completas e numeração sequencial.

 

OBSERVAÇÕES FINAIS:

As revisões dos textos são de responsabilidade dos respectivos autores.  Os textos somente serão considerados aceitos após se ajustarem a todas  as normas  de  formatação.  Em caso de adaptação pelos editores das normas de publicação acima, estas serão feitas sem consulta. A Comissão se reserva ao direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, 

O(A) autor(a), para fins de submissão aos Anaisdeve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo (assim como de coautores se houver) e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital. 

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores  e  estes  não receberão nenhuma remuneração, pois o VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG não tem fins lucrativos.

Ao enviar seu  texto  completo  o  autor  declara  estar  ciente  e  de  acordo  com  todas  as especificações acima.

 

Informamos ainda que nossos Anais eletrônicos, bem como nosso Caderno de Programação e Resumos, contarão com ISSN e serão hospedados no nosso site.

 

Apoios

UFMG
Fafich
Temporalidades
PPGHIS
Varia História
CEPAMM
Núcleo História Oral
CEM
Sem Rumo
Brasiliana
Iepha